A lista em questão é do site Alô Bebê, que vende coisas muito legais para neném. Vou separar em alguns posts, com diferentes categorias. Nesse, em especial, vou falar de itens de higiene, banho e toalete.
Lembre-se: vou contar a minha opinião e experiência pessoal sobre esses itens, mas provavelmente para outra pessoa – inclusive você – isso pode ser completamente diferente!
Banho e toalete
– 01 banheira – Sim, fundamental! No meu caso, optei por banheira com trocador e suporte da Burigotto. Como já falei antes, acho o suporte imprescindível. Já o trocador da banheira, eu não uso muito.
– 01 suporte – Para banheira, ver o item anterior.
– 01 cesto toalete (Cesto de vime ou madeira para se colocar produtos de higiene) – No início, eu usei um cestinho de vime que veio com um arranjo de flor que minha irmã me deu na maternidade. Mas não comprei um especial – daqueles que custam uma fortuna em lojas de bebê. Só deixei à mão, no início, algodão, pomada e fraldas. Hoje, fica tudo na gaveta mesmo!
– 01 espuma para banheira (Para ser colocada dentro da banheira evitando que o bebê escorregue) – Nunca usei e a Manuela nunca escorregou na banheira. Mas, às vezes, se a mãe é muito insegura, pode valer a pena. É claro que uma toalha de rosto no fundo da banheira pode fazer a mesma função!
– 01 termômetro para banho (Para medir a temperatura da água). Apesar de confiar no meu tato, eu comprei um lindo de tartaruga da Kuka e vou dizer por que que foi muito útil. No início, minha mãe duvidava da minha capacidade de dar banho na Manuela e morria de medo de eu colocá-la na água muito quente. Então, um dia em que ela estava lavando a Manu, medi a temperatura da água na frente dela e disse que sempre usaria aquela temperatura quando estivesse sozinha. Um medo a menos para a vovó coruja.
– 03 toalhas com capuz – ótimas, fantásticas e fundamentais. É claro que depois de um tempo ficam pequenas e não cumprem mais o papel. Eu comprei apenas uma das lindas e uma mais simples, devido ao preço.
– 03 toalhas fralda – comprei, mas como já disse fiz a besteira de comprar uma caixa da Cremmer que vinha com a barra para costurar. Olhem bem antes de comprar porque se for sem a barra, fica desfiando e enrolando na máquina de lavar.
– 01 trocador (Tipo de colchonete plastificado ou emborrachado para se trocar a criança) – O meu veio junto com o kit de berço e fica em cima da cômoda Uso até hoje, mas tenho amigas que aposentaram antes da criança completar um ano, já que elas não paravam mais em cima da cômoda e a troca ficou perigosa naquela altura. Outra coisa importante é um “trocador de bolsa”, uma almofadinha que dobra ou enrola e pode ser levada para todo lugar, afinal, não dá para ficar deitando o bebê em qualquer superfície. A bolsa que ganhei de presente veio com um trocador desses e foi muito utilizado.
Higiene
– 01 caixa de hastes flexíveis (Popularmente conhecido como Cotonetes). É importante para limpar orelha, dobrinhas e até mesmo na troca da fralda, mas acho que é um item de higiene de todos da casa, então, não precisava estar no enxoval, né?
– 01 colônia – Tenho uma da Natura e uma da Davene, mas confesso que não uso. Mas tem gente que gosta de passar nas roupinhas do neném.
– 01 conjunto para manicure (Composto por uma tesoura para unhas, um cortador de unha infantil tipo trin e uma lixa) – Comprei um kit desses, mas esses específicos para bebês têm um problema sério: a tesourinha sem ponta que vem é muito ruim de cortar a unha do neném. Eu logo comprei uma daquelas tesourinhas de unha antigas mesmo, que são arredondadas. Essas são as ideais. O cortador de unha usei pouquíssimas vezes e a lixa é muito importante para tirar as pontinhas das unhas que podem machucar o bebê. Entretanto, eu preferi usar uma lixa de manicure normal – aquelas de polimento -, pois são mais fininhas e não corro o risco de machucar.
– 02 cremes para assaduras – Desde o início, usei Dermodex e um tubo durou muuuuuito. Acho que quase dois meses. Mas é importante ter um no kit trocador do quarto e outro para a mala de passeio.
– 01 escovas para cabelo – Bem no início, usava a escova. Depois que ela ficou com mais cabelo, preferi usar o pente (de neném, sem pontas) para arrumar bem. Hoje, uso a minha escova de cabelo mesmo.
– 02 fitas crepe – Eu usei uma vez para colar uma meia. Como a Manuela nasceu prematura, as meias ficavam caindo, então prendi com fita crepe. Mas para mais nada… eu, sinceramente, não sei para que serve isso no enxoval do neném.
– 01 lavanda – Hãn?
– 01 loção higienizante – Se for Higiapele, eu apóio! Não uso muito, mas é bom para limpar algumas craquinhas que não têm jeito ou finalizar uma troca de fraldas difícil. E tem um cheiro delicioso!!
– 01 massageador de gengiva (Acessório feito de silicone, para massagear a gengiva do bebê) – Vou confessar que nunca usei. Tinha uma dedeira da MAM, que usei pouquíssimas vezes (apesar de saber que deveria usar mais) e passei direto para a escovinha quando começaram a nascer os dentes.
– 01 óleo – ótimo para tirar algumas craquinhas que surgem sem a gente perceber: sobrancelhas, atrás da orelha, couro cabeludo…
– 04 pacote fralda descartável P – Quanto a fraldas, eu acho que são o presente ideal no chá de bebê, sendo que as P e as M devem ser as mais pedidas. Mas se você vai pedir outros presentes e não apenas fraldas, então acho que esses quatro pacotes devem durar por alguns dias, até você perceber quando precisa comprar mais. (Mais na primeira semana, pelo menos, o bebê vai usar fralda RN).
– 06 pacotes de algodão – Se você for usar apenas algodão e água para limpar o neném, você precisa de vários pacotes mesmo.
– 02 potes de lenço umedecido – Sim, essa quantidade é ideal para os primeiros dias de adaptação para você ver se vai preferir o lenço ou o algodão. Só vale lembrar que as “toalhas umedecidas” são BEEEM melhores: Pampers ou Johnsons, preferencialmente.
– 01 sabonete liquido – Sim, fundamental. E se puder escolher: Johnson Baby da Cabeça aos Pés. DELICIOSO cheirinho e à prova de lágrimas.
– 01 saboneteira – Se você por usar sabonete em barra, é importante separar o sabonete do bebê para que ele não seja usado pelo restante da família. Se for usar sabonete líquido, pode ser bom comprar um “porta-sabonete”, daqueles que você aperta em cima e sai. Nos primeiros meses, eu não tinha prática para dar banho na Manuela, então, precisava dessas saboneteiras para conseguir tirar sabonete e segurar a Manuela ao mesmo tempo. Claro que minha mãe conseguia usar o sabonete no próprio frasco da Johnsons.
– 02 talcos – Talcos não são indicados para a troca de fralda, mas podem ser usados para “secar” as dobrinhas (axilas, atrás do joelho, cotovelos, etc). Mas devem ser usados com cuidado, pois a criança não pode ficar “inalando” aquele pó. Além do talco da Johnsons – que para mim é o melhor -, usei bastante no verão o talco cremoso da Turma da Mônica.
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 12 anos, e Ana Júlia, 7 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.
Saiba mais