Durante a Gravidez

Raio X da lista de enxoval: higiene, banho e toalete

4 de dezembro de 2010
Essa semana, eu e a Ingrid (mãe das gêmeas) passamos um tempo bem gostoso com uma amiga em comum. A Taty está grávida e comentou que precisava da nossa ajuda para conferir uma lista de enxoval que ela pegou na internet. Ela queria saber se, realmente, tudo aquilo que estava escrito lá era necessário… Quando ela falou, eu lembrei desse post que comecei há alguns meses e ficou inacabado. Então, vamos terminá-lo!
Bem, o que não faltam por aí são sugestões de listas de enxoval de bebê: o que toda mãe deve ter antes da chegada do rebento. Outro dia, encontrei uma e vi quanta coisa estranha tinha lá. Por isso, resolvi destrinchar uma dessas listas, nos próximos posts.

A lista em questão é do site Alô Bebê, que vende coisas muito legais para neném. Vou separar em alguns posts, com diferentes categorias. Nesse, em especial, vou falar de itens de higiene, banho e toalete.

Lembre-se: vou contar a minha opinião e experiência pessoal sobre esses itens, mas provavelmente para outra pessoa – inclusive você – isso pode ser completamente diferente!

Banho e toalete

– 01 banheira – Sim, fundamental! No meu caso, optei por banheira com trocador e suporte da Burigotto. Como já falei antes, acho o suporte imprescindível. Já o trocador da banheira, eu não uso muito.

– 01 suporte – Para banheira, ver o item anterior.

– 01 cesto toalete (Cesto de vime ou madeira para se colocar produtos de higiene) – No início, eu usei um cestinho de vime que veio com um arranjo de flor que minha irmã me deu na maternidade. Mas não comprei um especial – daqueles que custam uma fortuna em lojas de bebê. Só deixei à mão, no início, algodão, pomada e fraldas. Hoje, fica tudo na gaveta mesmo!

– 01 espuma para banheira (Para ser colocada dentro da banheira evitando que o bebê escorregue) – Nunca usei e a Manuela nunca escorregou na banheira. Mas, às vezes, se a mãe é muito insegura, pode valer a pena. É claro que uma toalha de rosto no fundo da banheira pode fazer a mesma função!

– 01 termômetro para banho (Para medir a temperatura da água). Apesar de confiar no meu tato, eu comprei um lindo de tartaruga da Kuka e vou dizer por que que foi muito útil. No início, minha mãe duvidava da minha capacidade de dar banho na Manuela e morria de medo de eu colocá-la na água muito quente. Então, um dia em que ela estava lavando a Manu, medi a temperatura da água na frente dela e disse que sempre usaria aquela temperatura quando estivesse sozinha. Um medo a menos para a vovó coruja.

– 03 toalhas com capuz – ótimas, fantásticas e fundamentais. É claro que depois de um tempo ficam pequenas e não cumprem mais o papel. Eu comprei apenas uma das lindas e uma mais simples, devido ao preço.

– 03 toalhas fralda – comprei, mas como já disse fiz a besteira de comprar uma caixa da Cremmer que vinha com a barra para costurar. Olhem bem antes de comprar porque se for sem a barra, fica desfiando e enrolando na máquina de lavar.

– 01 trocador (Tipo de colchonete plastificado ou emborrachado para se trocar a criança) – O meu veio junto com o kit de berço e fica em cima da cômoda Uso até hoje, mas tenho amigas que aposentaram antes da criança completar um ano, já que elas não paravam mais em cima da cômoda e a troca ficou perigosa naquela altura. Outra coisa importante é um “trocador de bolsa”, uma almofadinha que dobra ou enrola e pode ser levada para todo lugar, afinal, não dá para ficar deitando o bebê em qualquer superfície. A bolsa que ganhei de presente veio com um trocador desses e foi muito utilizado.

Higiene

– 01 caixa de hastes flexíveis (Popularmente conhecido como Cotonetes). É importante para limpar orelha, dobrinhas e até mesmo na troca da fralda, mas acho que é um item de higiene de todos da casa, então, não precisava estar no enxoval, né?

– 01 colônia – Tenho uma da Natura e uma da Davene, mas confesso que não uso. Mas tem gente que gosta de passar nas roupinhas do neném.

– 01 conjunto para manicure (Composto por uma tesoura para unhas, um cortador de unha infantil tipo trin e uma lixa) – Comprei um kit desses, mas esses específicos para bebês têm um problema sério: a tesourinha sem ponta que vem é muito ruim de cortar a unha do neném. Eu logo comprei uma daquelas tesourinhas de unha antigas mesmo, que são arredondadas. Essas são as ideais. O cortador de unha usei pouquíssimas vezes e a lixa é muito importante para tirar as pontinhas das unhas que podem machucar o bebê. Entretanto, eu preferi usar uma lixa de manicure normal – aquelas de polimento -, pois são mais fininhas e não corro o risco de machucar.

– 02 cremes para assaduras – Desde o início, usei Dermodex e um tubo durou muuuuuito. Acho que quase dois meses. Mas é importante ter um no kit trocador do quarto e outro para a mala de passeio.

– 01 escovas para cabelo – Bem no início, usava a escova. Depois que ela ficou com mais cabelo, preferi usar o pente (de neném, sem pontas) para arrumar bem. Hoje, uso a minha escova de cabelo mesmo.

– 02 fitas crepe – Eu usei uma vez para colar uma meia. Como a Manuela nasceu prematura, as meias ficavam caindo, então prendi com fita crepe. Mas para mais nada… eu, sinceramente, não sei para que serve isso no enxoval do neném.

– 01 lavanda – Hãn?

– 01 loção higienizante – Se for Higiapele, eu apóio! Não uso muito, mas é bom para limpar algumas craquinhas que não têm jeito ou finalizar uma troca de fraldas difícil. E tem um cheiro delicioso!!

– 01 massageador de gengiva (Acessório feito de silicone, para massagear a gengiva do bebê) – Vou confessar que nunca usei. Tinha uma dedeira da MAM, que usei pouquíssimas vezes (apesar de saber que deveria usar mais) e passei direto para a escovinha quando começaram a nascer os dentes.

– 01 óleo – ótimo para tirar algumas craquinhas que surgem sem a gente perceber: sobrancelhas, atrás da orelha, couro cabeludo…

– 04 pacote fralda descartável P – Quanto a fraldas, eu acho que são o presente ideal no chá de bebê, sendo que as P e as M devem ser as mais pedidas. Mas se você vai pedir outros presentes e não apenas fraldas, então acho que esses quatro pacotes devem durar por alguns dias, até você perceber quando precisa comprar mais. (Mais na primeira semana, pelo menos, o bebê vai usar fralda RN).

– 06 pacotes de algodão – Se você for usar apenas algodão e água para limpar o neném, você precisa de vários pacotes mesmo.

– 02 potes de lenço umedecido – Sim, essa quantidade é ideal para os primeiros dias de adaptação para você ver se vai preferir o lenço ou o algodão. Só vale lembrar que as “toalhas umedecidas” são BEEEM melhores: Pampers ou Johnsons, preferencialmente.

– 01 sabonete liquido – Sim, fundamental. E se puder escolher: Johnson Baby da Cabeça aos Pés. DELICIOSO cheirinho e à prova de lágrimas.

– 01 saboneteira – Se você por usar sabonete em barra, é importante separar o sabonete do bebê para que ele não seja usado pelo restante da família. Se for usar sabonete líquido, pode ser bom comprar um “porta-sabonete”, daqueles que você aperta em cima e sai. Nos primeiros meses, eu não tinha prática para dar banho na Manuela, então, precisava dessas saboneteiras para conseguir tirar sabonete e segurar a Manuela ao mesmo tempo. Claro  que minha mãe conseguia usar o sabonete no próprio frasco da Johnsons.

– 03 sabonetes neutros – Eu gosto muito do sabonete em barra da Turma da Mônica… Ele é muito cheiroso e tem um formato fácil de segurar. Mas acho três muito, principalmente, se você vai usar sabonete líquido para o banho.

– 02 talcos – Talcos não são indicados para a troca de fralda, mas podem ser usados para “secar” as dobrinhas (axilas, atrás do joelho, cotovelos, etc). Mas devem ser usados com cuidado, pois a criança não pode ficar “inalando” aquele pó. Além do talco da Johnsons – que para mim é o melhor -, usei bastante no verão o talco cremoso da Turma da Mônica.

Em um próximo post, continuo a lista falando sobre itens de vestuário e outros.

E-book descomplica a lista de enxoval de bebê

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do Facebook

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber novidades e dicas no seu e-mail

Quem sou

Sou Melina Pockrandt Robaina, filha de Deus, jornalista e mãe da Manuela (6 anos) e da Ana Júlia (1 ano)

Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Moro em Curitiba (PR), sou jornalista, empresária e mãe de duas meninas maravilhosas: Manuela, 9 anos, e Ana Júlia, 4 anos. Um dos meus maiores alvos é tornar a vida mais simples e leve todos os dias.

Saiba mais

Maternidade Simples 2017 - Todos os direitos reservados