Já indiquei aqui no blog livros para grávidas sobre criação de filhos – alguns que li, outros sobre os quais ouvi falar bem. Nesse post, quero focar nos livros cristãos sobre criação de filhos, que é algo que muita gente me pergunta.
Não acho que outros livros não são bons ou dispensáveis, porém sabemos que, quando se trata de criar filhos sob princípios bíblico, queremos entender o que a Bíblia fala sobre os desafios da maternidade e paternidade.
Além disso, sabemos que uma sabedoria diferenciada que nos leva a viver a vida de maneira mais leve quando observadas à luz da Palavra de Deus. Então, vamos lá! Aqui estou indicando os livros cristãos sobre criação de filhos que eu já li.
Outro alerta importante: o fato de eu gostar de um livro e indicá-lo não significa que eu concorde 100% com tudo o que está escrito. Todo livro deve ser lido de maneira criteriosa! Os que eu indico abaixo são obras que, apesar de ter tópicos com os quais não concordo plenamente, são mais ricas em conteúdo que vai ao encontro às minhas ideias e valores.
Para os livros que estão disponíveis na Amazon, coloquei o link para compra (essas vendas são comissionadas).
Esse livro não é necessariamente sobre criação de filhos e, sim, sobre como ensinar sobre fé às crianças. E tem que começar essa lista porque é da minha autoria :D
O livro Ensinando no caminho traz estratégias práticas para investir na vida espiritual das crianças, sem precisar de recursos extraordinários. A ideia é realmente apresentar pequenas atitudes que podem ser incluídas no dia a dia a fim de aproximar os filhos do Senhor. Clique aqui para comprar.
Além da parte teórica e do embasamento bíblico, os capítulos apresentam passos práticos! São abordados diversos aspectos, como:
Incrível! O livro A fé começa em casa (clique para comprar) fala sobre como os pais precisam agir para que seus filhos cresçam abraçando a fé cristã. A obra se baseia em pesquisas que trazem dados alarmantes sobre como a grande quantidade de crianças que nasceram em lares cristãos abandonam a fé na juventude. Tem duas capas disponíveis de edições diferentes.
Para ler ainda na gravidez, o livro Socorro, tem um bebê em nossa cama (clique para comprar) é fundamental para compreender as mudanças da dinâmica familiar após a chegada dos filhos e entender como marido e mulher precisam agir para garantir a saúde do casamento após a chegada dos filhos. O subtítulo resume bem a importância da obra: “marido e mulher até que o primeiro filho os separe”.
Eu demorei para ler o livro, só quando a Manuela (minha primeira filha) já tinha dois meses e eu já tinha passado pelo surto de mandar meu marido para fora de casa. Ainda bem que ele não foi, que o livro chegou às minhas mãos e que a gente conseguiu reorganizar nossa vida, nosso casamento e nosso lar!
O que eu acho muito bacana é que o livro é escrito por um casal (ele, psicólogo e ela, terapeuta ocupacional) para casais. Ou seja, ele fala como o homem está se sentindo nesse momento. Ela explica as coisas do ponto de vista das mulheres. Juntos, eles orientam pais e mães sobre como se relacionarem nesse momento e garantir que o presente que é o bebê não se torne um motivo de separação.
É sensacional e eu indico de olhos fechados para todos os casais grávidos de primeira viagem que eu encontro!
Fui apresentada ao livro Sete necessidades básicas da criança (Clique para comprar) esses dias e fiquei pensando “por que não li isso antes”. Também acredito que é um livro para ler ainda na gravidez, pois explica coisas básicas que os pais precisam proporcionar aos filhos. A gente se informa sobre o parto, amamentação, alimentação e outros aspectos da saúde física da criança (e tudo isso é importante) e esquece, muitas vezes, da saúde emocional das crianças – que está em nossas mãos!
É um livro pequeno e deveria ser super rápido de ler. Mas leva a tantas reflexões que demorei dias para terminar. Entre as necessidades, só para você entender, o autor fala sobre amor, aceitação, elogios, disciplina e mais! Eu diria que é um livro obrigatório para todo pai e mãe. Para facilitar a compreensão, o autor traz exemplos bem claros e também testes para autoavaliação!
O livro Limites para ensinar aos filhos (Clique para comprar), dos psicólogos Henry Cloud e John Townsend, foi um dos livros que mudou a minha vida e ajudou a fazer a paz reinar aqui em casa. Mudou completamente meu conceito sobre disciplina e educação de filhos e, para mim, é um livro para ter na cabeceira. (Lembra aquele post sobre a criança escolher a punição? Foi esse livro que me inspirou!)
Quanto antes a gente lê, melhor. Mas muitas coisas parecem fazer sentido quando a gente começa a ter novos desafios com as crianças, por volta dos 3, 4 anos. Então, sugiro que você tenha para ler e reler e reler e reler!
O livro Meus filhos me tiram do sério! E agora?, dos pastores Ricardo e Mairla Vasconcellos (Ministério Família de Sucesso), é um livro divertidíssimo e super completo. Ele tem uma leitura muito fácil de fazer, reúne princípios básicos de criação de filhos, aborda temas complexos como disciplina e limites e consegue pincelar todas as faixas etárias – até a adolescência.
Esse é um livro mais antigo, com uma diagramação difícil de ler (pelo menos a edição que tenho de 2008), porém com um conteúdo riquíssimo do autor e psicólogo Bruce Narramore. Ele traz conceitos fundamentais sobre como dar limites aos filhos, a importância da educação e como os pais são responsáveis por construir a imagem pessoal da criança para que ela se torne um adulto emocionalmente saudável. Socorro, temos filhos (clique para comprar) apresenta um conteúdo incrível!
Esses livros incríveis focam na transformação interior da criança, não apenas seu comportamento. 100% centrado no evangelho, Instruindo o coração da criança (Clique para comprar) e Pastoreando o coração da criança (clique para comprar) se complementam e orientam pais e mães a mudarem o foco da disciplina e da instrução formativa. São livros para ler, reler, ler e reler, e pedir ajuda do Espírito Santo para conseguir aplicar todo o ensinamento precioso!
A obra é bastante prática, mas também fundamenta bem a base sobre a importância da disciplina focada no coração da criança e não no comportamento. A autora de Não me faça contar até três (clique para comprar) segue uma linha muito parecida com a dos autores Tedd e Margy Tripp e apresenta exemplos do dia a dia com os quais qualquer mãe vai se identificar. Saiba mais sobre o livro neste link.
Eu sou Melina, mas pode me chamar de Mel. Amo escrever, amo meu marido, amo minhas três filhas e, acima de tudo, amo Jesus. Moramos na Pensilvânia, nos EUA, e, sempre que consigo, gosto de falar sobre minhas experiências, aprendizados e desafios seja na maternidade, na vida cristã ou como imigrante.
Saiba mais
Quero saber como faço pra comprar os livros?
Bom dia! Você precisa procurar no Google ou em livrarias que conhece. Comprei em épocas distintas e lugares diferentes. Beijo
Excelente lista!! Eu acrescento ainda: A Herança do Homem Sábio do Pastor José Carlos Perea